A Petrobras alcançou um marco histórico em 2024 ao reinjetar 14,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO₂) nos reservatórios do pré-sal da Bacia de Santos — superando os 13 milhões de toneladas registrados em 2023. Esse volume representa 28% da capacidade global de captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS) reportada no ano, consolidando o Brasil como referência mundial nessa tecnologia.
Fonte: Agência Brasil | Categoria: Economia
Mais do que reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa, a reinjeção de CO₂ também contribui para o aumento da recuperação de petróleo, devido ao aumento da pressão interna do poço, tornando esse processo ainda mais estratégico e sustentável.
Para garantir o monitoramento e controle nessas operações, é fundamental o uso dos sensores estado-da-arte em medição de CO₂ dissolvido, o CONTROS HydroC, desenvolvido pela renomada empresa alemã 4H Jena Engineering.
No Brasil, a Atlantec é a representante exclusiva e também a assistência técnica autorizada da 4H Jena Engineering, oferecendo infraestrutura de excelência que inclui um centro de serviços para equipamentos oceanográficos. É responsável por fornecer os sensores Contros HydroC que são utilizados em projetos de CCUS em escala nacional. Esses sensores desempenham um papel importante ao possibilitar a medição precisa da concentração de CO₂ dissolvido, em tempo real, assegurando eficiência operacional, conformidade ambiental e segurança nos processos de reinjeção.
O sensor Contros HydroC CO₂ da 4H Jena Engineering com sua resolução de < 1 micro atm e uma profundidade de operação máxima de 6000 m é uma ferramenta poderosa para detectar e quantificar CO₂ dissolvido, tornando-o perfeitamente adequado para aplicações de monitoramento submarino de vazamentos de CO₂ em projetos de armazenamento subaquático.
O CONTROS HydroC CO₂ é projetado para ser usado em diferentes plataformas e seguindo diferentes esquemas de implantação. Exemplos são instalações móveis de plataformas, como ROV / AUV, fundeios de longo prazo, bóias e perfilagem com roseta integrado a outros sensores. Com o sensor HydroC é possível aprimorar as estratégias de monitoramento por meio de:
Monitoramento em Tempo Real: Proporcionando medições contínuas para detectar rapidamente vazamentos agudos, como tubulações rompidas.

Estabelecimento de Linha de Base: Mapeando níveis de CO₂ antes do armazenamento (background) para melhor identificar e quantificar vazamentos crônicos ao longo do tempo.
Integração com Outros Sistemas: Combinando o HydroC com tecnologias como ADCPs e Analisadores de fluxo contínuos para criar uma rede de monitoramento abrangente.
Com mais de 22 anos de experiência e uma equipe altamente qualificada, a Atlantec fornece suporte completo aos sensores da 4H Jena Engineering— desde a especificação técnica, instalação e comissionamento, até a manutenção e consultoria especializada, garantindo a contínua operação com confiabilidade e durabilidade.
Precisa de suporte para selecionar ou calibrar seus equipamentos? Fale com um especialista da Atlantec e otimize seu monitoramento oceânico!