A Atlantec, marca parceira da Rede Nacional de Observação e Monitoramento Oceânico (ReNOMO), está desempenhando um papel importante no VeleiroECO e LabECO (Laboratório ECO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialmente no projeto “Boias Livres”. Esta iniciativa tem como objetivo principal a criação de um sistema de boias de deriva de baixo custo para a medição de ondas e correntes, promovendo o desenvolvimento tecnológico nacional e reduzindo a dependência de importação de equipamentos oceanográficos similares.
O “Boias Livres” é um subprojeto dentro da ReNOMO, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Energias Oceânicas e Fluviais (INEOF) e a Rede de Instrumentação, Robótica e Melhores Práticas (RINSTRO), cujos códigos e manuais de uso serão disponibilizados gratuitamente para facilitar a reprodutibilidade por outras instituições de pesquisa.
Com essa iniciativa, busca-se fomentar a inovação tecnológica e proporcionar uma alternativa viável para instituições que necessitam de equipamentos oceanográficos a um custo reduzido. Além disso, o projeto incentiva a integração de estudantes de graduação e pós-graduação com empresas parceiras, promovendo a capacitação de futuros profissionais do setor.
Recentemente a Atlantec Instrumentação Oceanográfica vem contribuindo significativamente para o projeto Boias Livres, inclusive cedendo seu laboratório para teste e calibração de movimento com uma MRU (Motion Reference Unit) da marca Inertial Labs como referência, para um dos componentes fundamentais do sistema de boias. Gustavo Batistell, sócio de Rodrigo Pacheco, foi acadêmico no curso de Engenharia Eletrônica na UFSC e atuou tanto como voluntário durante seu período universitário quanto como é um dos colaboradores do projeto, compartilhando seu conhecimento técnico e fornecendo suporte prático aos envolvidos.

(Fonte: Projeto Boais Livres – LabECO – UFSC)
O VeleiroECO e o LabECO na Pesquisa Oceanográfica
O Veleiro de Expedições Científicas Oceanográficas (Veleiro ECO) da UFSC é um dos principais suportes para as atividades de pesquisa da ReNOMO. Sendo o primeiro veleiro de pesquisas oceanográficas do Brasil, ele desempenha um papel essencial na coleta de dados oceanográficos e na realização de expedições científicas dedicadas ao monitoramento e preservação dos ecossistemas marinhos.
A equipe do Veleiro ECO é composta principalmente por engenheiros e oceanógrafos vinculados ao Laboratório de Engenharia e Ciências Oceânicas (LabECO) da UFSC. Seus objetivos principais incluem:
- Realização de expedições científicas para coleta de informações hidrográficas;
- Manutenção de plataformas de coleta de dados fixas na costa brasileira;
- Desenvolvimento colaborativo de boias de deriva para medição de ondas e correntes;
- Incubação de empresas de base tecnológica, garantindo sustentabilidade aos subprojetos;
- Produção de dados para calibração de modelos numéricos e satelitais, contribuindo para a compreensão dos processos de interação entre ondas e correntes.
(Fonte: acervo Atlantec.)
Workshops e Eventos
O 1° Workshop de Instrumentação e Robótica Oceânica aconteceu no dia 12 de dezembro de 2024, e a Atlantec foi representada pelo engenheiro eletrônico Gustavo Batistell. Reforçando o compromisso da empresa com a inovação e o desenvolvimento tecnológico na área de monitoramento oceânico. A Atlantec tem apoiado ativamente as ações da ReNOMO em conjunto com o LabECO e o VeleiroECO da UFSC.
A Atlantec marcará presença no Workshop Rede Nacional de Observação e Monitoramento Oceânico: Avanços e Perspectivas, reafirmando seu compromisso com a pesquisa e inovação na área de instrumentação e monitoramento oceânico.
O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de abril, em Florianópolis-SC, e será sediado na EPAGRI. Organizado pela ReNOMO, o workshop foi aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 62/2022 e reunirá grupos de pesquisadores de estados costeiros das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil. O objetivo é apresentar os avanços na observação e monitoramento dos oceanos no país .A participação no evento é gratuita.
Para mais informações e inscrições, acesse o link na bio ou visite: https://renomo.org.br/event/renomoAvancosePespectivas.