Nos dias 8 e 9 de abril de 2025, tivemos a honra de participar do Workshop da ReNOMO – Avanços e Perspectivas, representados por Gustavo Batistell e Ester Brizola neste evento que reuniu pesquisadores, instituições públicas e privadas, como o INPO, Petrobras, Marinha do Brasil, EPAGRI, além de universidades e empresas de tecnologia e ciência oceânica de todas as regiões do país.
Foi um espaço de integração, troca de experiências e construção coletiva, essencial para fortalecer o monitoramento oceânico e costeiro no Brasil.

Dentro da pauta, tivemos discussões valiosas sobre:
Avanços em plataformas de coleta de dados, como boias livres e sensoriamento remoto
Iniciativas regionais e nacionais em observação costeira;
A construção do INPO – Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas;
Estratégias de formação de centros de excelência, integração de dados e colaboração institucional.
A Atlantec participa ativamente das discussões da ReNOMO, tanto nos encontros técnicos e workshops, quanto em projetos como o das boias livres e do VeleiroECO, sempre levando nossa experiência em instrumentação e serviços especializados.
Também colaboramos na formação do INPO, especialmente nas discussões das boas práticas de monitoramento e observação dos oceanos e no estabelecimento de um centro de excelência em instrumentação oceanográfica do instituto apoiado por uma rede descentralizada de laboratórios oferecendo estrutura para serviços e equipamentos como na Atlantec em Florianópolis.

Durante os intervalos do evento, a Atlantec pôde mostrar um pouco dos seus serviços de manutenção e calibração, além das tecnologias das marcas que representa, como os ADCPs Teledyne Marine, a linha AquaPulse de geofísica da Falmouth Scientific Inc, os sensores de onda (WS) e sensores de movimento (MRU) da InertialLabs e os Ferrybox e a linha Contros da 4hJena.
Agradecemos aos organizadores do Workshop da ReNOMO – Avanços e Perspectivas e parceiros por esse espaço de construção tão necessário para a ciência e tecnologia no Brasil. Que os diálogos iniciados aqui floresçam em projetos concretos e fortaleçam, cada vez mais, a oceanografia nacional.